BEFORE THECLOSING TAG (FOOTER)

(41) – 3051-5551 | (41) 9 8754-6006

Qual a importância da marca para a empresa?

Publicado em: 19/11/2019

Qual a importância da marca para a empresa? Em analogia com os indivíduos, marcas equivalem ao nome, roupas, linguagem, expressões verbais e não-verbais, gestos e comportamentos. Tudo isso num único símbolo. Imagine se, de repente, alguém espalhar um boato negativo com o seu nome, ou utilizar a sua imagem sem lhe pedir autorização, ou para os fins escusos? Você ficaria bastante indignado, certo? Claro! Porque mesmo sem ser especialista em marcas, você sabe que seu nome e imagem têm grande valor.

Você pode estar se lembrando de seu pai ou avô dizendo “a única coisa que se tem é o nome!”, referindo à importância de cuidar da honra e reputação. O mesmo acontece com as marcas das organizações. A forma como as marcas são utilizadas interfere na percepção que as pessoas terão. Vamos imaginar que o logotipo de uma empresa tenha sido pensado com um objetivo claro e tenha sido bem executado por especialistas. Esse esforço não é suficiente para que a marca comunique o que foi planejada para comunicar.

 

O que determina a importância da marca?

É o uso da marca que define o seu significado. A utilização da marca nas peças gráficas, assim como comportamentos e atitudes tomadas em nome da marca é que a mantém viva e revelam sua força. Por isso, é importante saber também que consumidores e cidadãos estão mudando a forma como se relacionam com as marcas. Com as novas tecnologias, o poder de comunicação de indivíduos comuns foi ampliado e os comportamentos, profundamente transformados.

Pouco tempo atrás, quando uma pessoa era mal atendida em uma loja, acabava desistindo de reclamar, não é mesmo? Os meios tradicionais para críticas e sugestões, como os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) são famosos por tomarem muito tempo e energia do cliente, sem gerar o resultado esperado.

Hoje, com os aplicativos e demais ferramentas cujo objetivo é dar mais poder aos indivíduos, ao ser atendido, o cliente pode expor sua opinião imediatamente para toda a rede em segundos.

Dedicar alguns minutos do dia redigindo comentários na fanpage da marca, no próprio perfil, ou no Reclame Aqui já é parte do dia a dia dos consumidores. E esses comentários têm o poder de gerar uma mudança na forma de relacionamento de uma marca com seus clientes em uma velocidade muito maior do que uma queixa formalizada junto aos órgãos oficiais.

Sabendo disso, como você tem cuidado da sua marca? Você tem dedicado tempo suficiente para saber o que seu cliente fala de sua empresa? Ou há alguém na equipe dedicado a isso? Você deve sempre se perguntar qual a importância da marca para a empresa e saber exatamente a resposta para direcionar as estratégias.

 

Qual a importância do valor da marca?

Como medir o valor de algo tão abstrato como uma marca? Como falamos há pouco, uma marca é fruto do esforço de um designer, publicitário ou artista em expressar as características mais importantes de uma organização de forma simbólica, apesar de todo esse empenho em definir cores, formas e letras, a marca começa a realmente significar algo a partir de seu uso. Na relação que a organização estabelece com seus públicos, como clientes, parceiros e funcionários.

O valor da marca é medido pela relação que ela constrói com pessoas. Então, seu trabalho é saber o que as pessoas querem, valorizam, precisam. Você já deve ter percebido que o perfil de seus clientes está mudando de forma profunda e acelerada. O motivo inicial é o surgimento de novas tecnologias desde a década de 1990. E as tecnologias, por sua vez, geram mudanças comportamentais e de consciência nas pessoas.

Vamos ver um exemplo? Há algum tempo, oferecer produtos e serviços de qualidade e um preço justo seria o suficiente para destacar uma marca no mercado. Com preço e qualidade era possível garantir sucesso de vendas e relevância da marca junto aos clientes por décadas.

 O que é importante para valorizar as marcas?

Hoje sabe-se que, oferecer produtos e serviços de qualidade é a obrigação de todo negócio, já a escolha de se diferenciar por preço no mercado globalizado pode ser arriscada, e em busca de competitividade, o empresário começa a reduzir seus próprios ganhos ao ponto de não conseguir cobrir nem os próprios custos, mas se qualidade e preço não são quesitos suficientes, o que define o valor de uma marca?

No atual contexto, marcado pela exigência, conectividade e velocidade, os clientes valorizam outros quesitos, mais abstratos e nem por isso menos importantes. Um deles é o atendimento personalizado e respeitoso, focado no cliente.

As pessoas valorizam cada vez mais marcas que buscam atender suas necessidades, resolver seus problemas – e por que não –, ir além dos problemas e surpreender?

São valorizadas também marcas que compreendem que têm uma responsabilidade com o mundo e que se comprometem a gerar impacto positivo, seja ele no âmbito social, ambiental ou cultural, para que sua marca seja relevante para o cliente, é preciso agregar valor ao que você vende para o cliente, é preciso ter diferenciais competitivos fortes.

Agora você sabe mais sobre a importância da marca para a sua empresa. Apostar no seu diferencial competitivo e traduzir os valores da empresa na marca é essencial para atrair o público. E você, como tem valorizado sua marca? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

admin

Agradecemos por nos acompanhar!


Paula Soares

Ótimo conteúdo


A Capelatto Marcas e Patentes

Agradecemos pela interação. Estamos a disposição.


Empresa de Sucesso

Ola excelente informacoes, tenho uma holding de empresas e preciso registrar a marca, irei entrar em contato.